Em meio a um cenário conturbado e a uma série de dissidências, o Clube dos 13 marcou para o dia 11 de março deste ano a abertura de envelopes da licitação de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro na TV aberta para o triênio 2012∕2014. Botafogo, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fluminense e Vasco já se recusaram a participar da concorrência.

No ano passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vetou direito de preferência da Globo nessa licitação. Isso aumentou as chances de a emissora, parceira do Clube dos 13 desde 1987, quando o grupo começou a negociar em bloco, perder os direitos do Campeonato Brasileiro.

Record e RedeTV! também procuraram o C13 para falar sobre os direitos de TV aberta. A partir disso, o grupo que representa os clubes criou um cálculo com margem de 10% favorável à Globo – a emissora carioca tem vantagem por possuir expertise, ser líder de audiência e garantir visibilidade às equipes.

A ideia do Clube dos 13 era realizar uma licitação simples. No dia 11 de março, o grupo pretendia abrir envelopes com as propostas e escolher a que tivesse o maior valor. Contudo, as dissidências dos últimos dias mudaram radicalmente o cenário.

Sem Botafogo, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fluminense e Vasco, a concorrência do Clube dos 13 deve ser esvaziada. Novas dissidências de equipes devem acontecer nos próximos dias, e segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, a Globo não apresentará proposta ao grupo remanescente.

“Vamos abrir os envelopes no dia 11 de março de qualquer jeito. Abriremos se estiverem os 20 clubes, o que seria o melhor cenário, ou se estiverem apenas dois: eu e eu mesmo”, disse Ataíde Gil Guerreiro, diretor-executivo, de relações institucionais e de marketing do C13, em entrevista à rádio “Eldorado∕ESPN”.


Notícia Campeonato Brasileiro Clube dos 13 Globo Gestão

Número do dia

206 milhões

De reais é a renda bruta de bilheteria da Arena Corinthians desde a sua inauguração, antes da Copa de 2014.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Com Corinthians, Spotify esquenta briga entre aplicativos
2Dez empresas disputarão licitação para gerir comercializações da Conmebol
3Vereador apresenta projeto de lei para São Paulo não perder CT em 2022
4Patrocinadora, Evonik compra parte de Borussia Dortmund por R$ 80 milhões
5Mesmo com estatuto, São Paulo tem novo escândalo
6Neymar coloca Ligue 1 no topo da audiência da TV fechada
7 CBF confirma criação da Série D
8Dono do Manchester City negocia compra time na Espanha
9Com investidores, Michael Jordan e Derek Jeter compram Miami Marlins
10TOP 10 – Os dez clubes de maior destaque na última década