Encerrou nesta semana um dos cases mais curiosos envolvendo rede social e esporte no Brasil: Ronaldo e Claro não compartilham mais uma conta no Twitter. Agora, a operadora de telefonia colhe o fato de ter um perfil com 4,6 milhões de seguidores, e o jogador começa do zero sua vida na ferramenta.

A parceria entre o Ronaldo e Claro teve início em 2009, quando o jogador ainda atuava pelo Corinthians. Instantaneamente, a conta da operadora ganhou milhares de seguidores. O contrato entre as partes também envolveu comerciais televisivos e algumas aparições em vídeos online, muitas vezes ao lado de Neymar, também patrocinado pela empresa.

O contrato abrangeu o período de Copa do Mundo. No meio do caminho, Ronaldo teve status de celebridade, mas sofreu com críticas quando assumiu compromissos fora do gramado. No período, o jogador fundou a agência 9ine, esteve diretamente ligado à política esportiva no Brasil e assumiu a presidência do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.

Apesar de ter encerrado a parceria apenas nesta semana, o término do contrato foi no fim de julho, após a Copa do Mundo. Em comunicado oficial, a Claro declarou apoio ao jogador e afirmou que “se orgulha de ter feito parte desta história de sucesso”. 

Com Ronaldo, a Claro viu sua conta no Twitter explodir em seguidores, mesmo sem um programa de comunicação convencional. As mensagens promocionais eram misturadas às mensagens pessoais do jogador, o que muitas vezes incluía a citação de outros patrocinadores, como Guaraná, Nike e Poker Stars. 


Notícia Claro Ronaldo

Número do dia

900 milhões

de euros deve faturar o Barcelona neste ano, um incremento de 40% em relação à temporada passada; meta é de chegar a 1 bilhão em 2021.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Copa do Nordeste é primeiro torneio do continente a ter produtos licenciados
2Desodorante Axe, da Unilever, fecha com rivais Boca Juniors e River Plate
3Patrocínio da Petrobras é destaque em lançamento de novo carro da McLaren
4Centauro patrocina amistoso do Barcelona em Pernambuco
5Osasuna fecha com Hummel e é mais um a substituir Adidas
6Band abre mão de Copa, que só terá Globo na TV aberta
7Alfa Romeo Sauber acerta patrocínio da Claro na F1
8Empresa de bebidas energéticas pode comprar Force India, da F1
9Jogos de Inverno terão maior transmissão da história no Brasil
10Santos faz ação inteligente e usa Dodô errado para anunciar Dodô certo