Estádio lotado, crianças e mulheres presentes. Na arquibancada, uma linda festa da torcida. Desde o ano passado, essa tem sido a tônica dos clássicos disputados no estado de São Paulo. O veto à presença de torcida adversária nos jogos entre dois grandes clubes tem causado uma perigosa situação.

Cada vez mais é difícil a relação que temos tido com a opinião contrária à nossa. A intolerância com o diferente é um problema que se agrava, a ponto de pensamentos radicais de segregação serem apoiados em massa por nações como Estados Unidos e Inglaterra.

Por aqui, se ainda toleramos divergir em pensamento, o futebol virou o espaço em que pensar diferente não é legal. Num processo longo de fomento de ódio ao diferente, apoiado pela imprensa, mesmo sem perceber, afastamos a diversidade do estádio.

Como pai, só cogitei ir a um clássico com meus filhos ainda pequenos depois de a torcida única ser implementada. Ao perceber isso, reparei o quão estúpida é a decisão de se ter só uma torcida dentro de um estádio no país.

Minha paixão pelo futebol foi testada e aprovada quando assisti a um clássico pela primeira vez no estádio. A festa das duas torcidas, divididas e envolvidas meio a meio, é um cenário que torna impossível não se apaixonar.

Ter só um torcedor na arquibancada justamente no dia em que todos os elementos imponderáveis de paixão num jogo estão envolvidos é começar a colocar um fim naquilo que é o mais importante: aceitar as diferenças.

O esporte pode ensinar muitas coisas às pessoas. Torcida única não é um bom negócio. Em nenhum cenário.


Notícia Torcida Única Gestão Estádios

Número do dia

R$ 1,3 mi

Foi a renda do São Paulo na partida contra o Corinthians; com 51 mil pessoas no Morumbi, time teve seu melhor público no ano.

Autoline

Patrocinado por


Banner

Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Globo apresenta nova divisão de cotas a clubes
2Palmeiras e Botafogo lançam pacotes para acompanhar time na Libertadores
3CSM Brasil inaugura camarote de luxo no Allianz Parque
4São Paulo x Corinthians dá recorde de audiência à Globo no domingo
5Anta prepara R$ 1,5 bi para adquirir marcas esportivas
6Botafogo acerta patrocínio máster com Caixa Federal
7Com Crefisa, Palmeiras é top 10 entre camisas mais caras do mundo
8Arena Corinthians aproveita seleção para promover camarotes
9Tottenham irá jogar em Wembley na próxima temporada
10Uber ativa parceria com Manchester United