O title sponsor de um torneio pode ser uma estratégia interessante para as empresas. Não se enfrenta o desgaste de patrocinar um clube em detrimento de outros e, com pagamento único, ganha-se visibilidade em todas as arenas.

O title sponsor mais bem-sucedido foi o da Barclays, que por 15 anos deu nome à Premier League. O contrato foi encerrado em 2016, mas o banco permanece como patrocinador da competição.

Com esse ativo, a Barclays se beneficiou da internacionalização da liga inglesa e ganhou reputação até em mercados onde não atua. O torneio é hoje transmitido para 212 países ou territórios, com potencial de audiência na TV de 4,7 bilhões de pessoas.

Essa é a estratégia agora da Ligue 1 para arrecadar mais. O Campeonato Francês está órfão desde a saída da Orange, em 2012. Para atrair um interessado, a agência de Dentsu, que fracassou nos últimos anos, foi substituída pela Havas SE.

Por que, então, as duas principais ligas nacionais do mundo, a inglesa e a alemã, desistiram desse ativo? Para este ano, a Premier League não pôs essa propriedade à venda. Já a Bundesliga historicamente despreza o title sponsor.

Ambas perceberam que arrecadam mais se fatiarem o patrocínio entre diversas marcas. É notório: as companhias têm receio de por dinheiro em um torneio com title sponsor. Se a questão da visibilidade beneficiou a Barclays, pode ter afastado, nesse período, muitos outros parceiros. 


Notícia Title Sponsor Premier League Bundesliga LIgue 1

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Conar suspende campanha de sócios do Flamengo
2Em parceria com Guarulhos, Corinthians anuncia time masculino de vôlei
3Com Djokovic, Lacoste volta a ter presença no tênis
4Athletic Bilbao troca Nike por New Balance
5Dono do Olympiacos compra Nottingham Forest
6Análise: Qual o limite para o marketing no esporte?
7COB acerta contrato com fornecedora de equipamentos de treino
8Clubes apostam em planos populares para atrair sócios
9Superliga Chinesa renova contrato de title sponsor
10Inter estreia em casa com campanhas do clube e da Nike