Uma das maiores vantagens de receber um grande evento esportivo é ter a oportunidade de mudar a imagem do país para a recepção de visitantes. Barcelona é o caso mais emblemático: a cidade foi transformada para os Jogos Olímpicos de 1992 e, hoje, o turismo representa 12% do PIB da Catalunha. Com a Copa do Mundo, a Rússia também quer a sua parte.

O Mundial chega ao país para dar força à imagem do país. Na prática, quem visita a Rússia sabe que o país conta com boa infraestrutura, povo amigável e belíssimas cidades. Mas, atualmente, Moscou e companhia ainda mantêm distanciamento de países ocidentais, onde há mais dinheiro para o turismo.

O problema é que, depois de quase um século de um país fechado e na condição de vilão do mundo ocidental, especialmente para os Estados Unidos, há muita gente que ainda enxerga a Rússia como um lugar sombrio e pouco amistoso.

Isso é um ponto complicado para o Mundial e até para os patrocinadores. No início deste ano, em um evento da Visa, o vice-presidente de marketing da companhia, Sérgio Giorgetti, chegou até a citar o fato, que as pessoas precisavam “perder o medo” de conhecer o país-sede da Copa.

Mas a missão da Rússia não é fácil, como ficou claro no lançamento do cartaz oficial da Copa. Na imagem, há uma série de referências ao período soviético. Não poderia ser diferente; esse foi o tempo áureo do país. Por outro lado, para parte do mundo esse foi o momento em que o país representava o medo. Para a Cortina de Ferro, era mais do que isso, era o terror, a opressão. Fatores que dificilmente serão driblados em um único evento.


Notícia Copa do Mundo 2018 Rússia Turismo

Número do dia

350 mil

euros deve receber cada jogador da Alemanha por uma eventual conquista da Copa do Mundo de 2018, disse a federação alemã.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Fifa ameaça tirar a Espanha da Copa do Mundo de 2018
2Bundesliga cria regra, e clubes terão funcionários dedicados aos torcedores
3Disney compra parte da Fox em transação bilionária e cresce no esporte
4Globo bate recorde de audiência no RJ com o Flamengo
5Corinthians amplia contrato com a Nike até 2029
6Análise: Fox decide abrir mão de briga do streaming
7TOP 10 – Os dez clubes de maior destaque na última década
8Arena de Pernambuco será palco do primeiro jogo do Barcelona no Brasil
9Puma vibra com conquista do Independiente na Sul-Americana
10Estados Unidos querem ser sede permanente de Copa América