Pode parecer repetitivo, mas volto aqui ao tema do “Breaking 2”, projeto que a Nike encabeça para tentar fazer com que o homem quebre a barreira de 2h para correr uma maratona.

Quando o projeto foi anunciado, fiz uma crítica de que ele precisaria da chancela de “recorde oficial” do esporte para ter alguma validade ao público. Prepotência da minha parte achar que a Nike realmente não pensara nisso.

O fato é que o consumidor abraçou a ideia. O fanático por corrida não só nem está preocupado se a Iaaf chancela ou não a marca como provou que caiu na armadilha da empresa. O tênis que foi criado para essa tentativa é hoje objeto do desejo do corredor.

Se ainda não quebrou a marca proposta, a Nike quebrou a parede que restava de proteção da mídia em relação à divulgação do conteúdo.

A grande sacada da Nike foi não dar bola também para a mídia na hora de transmitir o evento. Em vez de buscar as emissoras para negociar a exibição de 2h de uma corrida de um homem só, a empresa soube com maestria usar a força das redes sociais. Pelo Facebook e YouTube, transmitiu ao vivo a saga.

Resultado: mais de 6 milhões de visualizações do vídeo, 45 mil comentários e praticamente o mesmo número de compartilhamentos das imagens.

O resultado é abaixo daquele que pode ser gerado pela mídia tradicional, mas com certeza nenhuma ação tão comercial como essa teria aval das emissoras para ter uma transmissão.

Até nisso a ação da Nike representou uma quebra de paradigma. A empresa mostrou que a mídia pode vir a ser ótima como ratificadora do conteúdo que ela criou, executou e ainda transmitiu para o mundo todo. A última parede do muro parece ter caído...


Notícia Nike Brealing2 Material Esportivo Marketing Redes Sociais

Número do dia

R$ 151 mi

Faturou o Palmeiras nos quatro primeiros meses deste ano; valor é R$ 39,5 milhões maior em relação a 2016.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Palmeiras gera nova alta na audiência da Globo
2Grêmio fecha com rede de lojas parceira da Apple
3Nike apresenta uniformes para nova temporada da NBA
4Juventus oficializa patrocínio na barra da camisa
5Flamengo faz série de ações para sócios em nova arena
6Fluminense inaugura 3ª loja oficial em Nova Iguaçu
7Com público e mídia, Brasileirão feminino ganha força
8Magnus amplia investimentos no esporte e aposta em jovens do Santos
9Análise: O que falta para o futebol feminino deslanchar?
10Harlem Globetrotters farão turnê no Brasil