Soa no mínimo estranha a decisão da Chevrolet de abandonar, às pressas, o patrocínio ao futebol. A empresa foi grande apoiadora de Marco Polo Del Nero desde a época em que o dirigente comandava a FPF.

Para muitos, o patrocínio da montadora a 22 campeonatos estaduais foi fator determinante para a eleição de Del Nero para comandar a CBF, em 2014, no lugar de José Maria Marin.

Com o dirigente na confederação, a Chevrolet decidiu migrar o apoio dos Estaduais para o Brasileirão. Nesse período, empresa e Del Nero enfrentaram períodos turbulentos, incluindo a operação policial que prendeu parte da cúpula da Fifa, em maio de 2015, às vésperas da eleição de Joseph Blatter para mais um mandato.

Mesmo com a ressaca do 7 a 1 e com o pouco empolgante retorno de Dunga, a Chevrolet resolveu investir na seleção, contratando inclusive o técnico como embaixador. Duas eliminações seguidas em Copas Américas e uma fraca campanha nas eliminatórias fizeram o treinador cair.

Substituído por Tite, a montadora finalmente viu os bons resultados aparecerem e a imagem da seleção ser resgatada. Há dois meses, o Brasil foi o primeiro time a garantir, em campo, vaga na Copa do Mundo da Rússia, após golear o Paraguai, em São Paulo.

Para qualquer marca, é um ótimo ativo a ser explorado, com um ano de ativações até o início do Mundial.

Mas, o que decide a Chevrolet, após o primeiro sinal de sucesso da seleção brasileira, desde o vexame histórico do Mineirão? Sair do futebol, alegando necessidade de “readequar seus investimentos de marketing” diante de um “cenário desafiador”.

Quais as verdadeiras razões? Fica a interrogação.


Notícia CBF Chevrolet Seleção Brasileira Campeonato Brasileiro Patrocínio Title Sponsor

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Flamengo e NBS refutam indicação do Conar
2Em parceria com Guarulhos, Corinthians anuncia time masculino de vôlei
3Conar suspende campanha de sócios do Flamengo
4Athletic Bilbao troca Nike por New Balance
5Globo celebra números recordes do Cartola FC
6Com Djokovic, Lacoste volta a ter presença no tênis
7Análise: Ainda é preciso abrir a caixa preta do futebol
8Polícia prende dirigente na Espanha e investigação ameaça Ricardo Teixeira
9COI admite conceder sedes de 2024 e 2028 a Paris e Los Angeles
10Pepsi anuncia show do Black Eyed Peas na Liga dos Campeões