Não há muita dúvida: tecnicamente, a bola irá sofrer na Copa do Mundo com 48 times, pelo menos na fase de grupos. Mas, mais do que uma valorização financeira em curto prazo, o futebol tem a ganhar de maneira geral.

A verdade é que a Copa do Mundo atual, mesmo bastante inchada, ainda é um clube seleto. Países grandes e ricos têm problemas para chegar nela. E, sem estar presente, o desenvolvimento do esporte nesses países fica bastante prejudicado.

Em termos de comparação, seria como pensar no crescimento do vôlei no Brasil sem a participação do país nos Jogos Olímpicos, especialmente nos anos 1980. Dificilmente ele seria o que é hoje no país. 

Caso a estratégia dê certo, a Copa do Mundo poderá ser prejudicada, mas todas as outras competições serão engrandecidas. Desde a Liga dos Campeões, com os olhos ainda mais atentos do mundo, até as ligas regionais, de países emergentes na bola.

Vale a lembrança que, apesar de ser o esporte mais popular do mundo, o futebol ainda é preterido em países como China, Índia, Japão, Venezuela, Austrália entre outros. Isso sem considerar Estados Unidos e Canadá. Aliás, China, Estados Unidos e Japão são os três maiores PIBs do mundo.    

Para nós, amantes do futebol, pode parecer uma iniciativa desastrosa. Mas talvez nossos filhos e netos venham a aproveitar um mundo ainda mais boleiro do que é hoje. E pensar nisso é também função da Fifa.


Notícia Copa do Mundo Fifa

Número do dia

R$ 151 mi

Faturou o Palmeiras nos quatro primeiros meses deste ano; valor é R$ 39,5 milhões maior em relação a 2016.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Dono do Manchester City negocia compra time na Espanha
2Flamengo atinge metas e tenta rentabilizar redes
3Com naming right, G League tem aumento de 4 times na próxima temporada
4Globo tem melhor início de Brasileiro em mais de uma década
5Donos põem Fiorentina à venda
6Schalke 04 deixa Adidas e assina com Umbro
7Copa das Confederações perde audiência no fim de semana
8Allianz Parque terá descida de rapel da cobertura ao gramado
9Análise: Rede deve gerar mais entrega do que receita aos clubes
10Coritiba veta estádio, e Atlético sofre com evento