Apesar da oposição dos clubes europeus, a Fifa deve oficializar o inchaço da Copa do Mundo para 48 seleções. Por trás de um incremento de 50% no número de participantes está a promessa de tornar o Mundial mais atraente em nível global.

Com mais países, os direitos de TV serão mais caros. Para a Fifa, a presença de países superpopulosos na Copa como China e Índia servirá para abrir fronteiras e aumentar a arrecadação com patrocinadores.

Por trás da iniciativa também está uma promessa de campanha de Gianni Infantino de dar mais peso à periferia da bola. Afinal, nações hoje fora da elite terão a chance de disputar o primeiro Mundial. Segundo o site “Terra”, caso tivesse sido implantado para a Copa de 2014, Uzbequistão, Qatar, Jordânia, Omã, Etiópia, Burkina Faso, Panamá, Venezuela e Islândia teriam estreado no torneio.

A opção eleitoreira de Infantino não é algo novo na Fifa. Em 1974, João Havelange foi eleito com a promessa de elevar o número de seleções de 16 para 24 a partir de 1982. Com isso, abriu mais vagas para África e Ásia, seus principais cabos eleitorais. Ao ser empossado, Joseph Blatter aumentou em 33% no número de participantes do Mundial de 1998.

No limite, a Copa com 48 países pode despertar mais interesse da torcida e arrecadação aos cofres da entidade. Mas o nível técnico irá desabar. Como atração esportiva, o Mundial perde valor.


Notícia Copa do Mundo Gestão

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Dono do Olympiacos compra Nottingham Forest
2Inter estreia em casa com campanhas do clube e da Nike
3COI estuda dar sedes de 2024 e 2028 a Los Angeles e Paris
4Clubes apostam em planos populares para atrair sócios
5Etapa brasileira da elite do surfe ganha 2 novos patrocinadores
6RedeTV! acerta transmissão de amistosos do vôlei
7Vasco faz camisa comemorativa de milésimo gol de Romário
8Conmebol promete mudanças para limpar imagem
9Remo inaugura CT como legado dos Jogos do Rio 2016
10MLB transmite jogos às sextas pelo Facebook