Certa vez, ao conversar informalmente com um executivo de uma empresa, ele contou que nunca recebeu um relatório de retorno de mídia durante os dois ou três anos em que patrocinou um time de basquete. O contrato não foi renovado.

Durante sua palestra no curso da Máquina do Esporte, Sandro Leite, do Movimento por um Futebol Melhor, disse que nunca um clube filiado ao MFM enviou um informe com o retorno dado à Ambev.

Maior patrocínio de camisa do país, a Crefisa pouco fez para ativá-lo em dois anos de relação com o Palmeiras. Mesmo assim, renovou por duas temporadas.

A busca por engajar o torcedor e promover negócios para a marca, deveria ser uma preocupação central do patrocinador. Na falta de ação da empresa, o clube deveria pensar estratégias e propô-las a sua parceira comercial.

Aos poucos, as entidades esportivas abandonam a visão de que o melhor marketing é bola na rede, como gostava de repetir certo dirigente. No entanto, entre a consciência de sua importância e a elaboração efetiva de um plano de ação, há uma distância considerável.

É inegável que o mercado esportivo brasileiro cresceu muito nos últimos anos, capitaneado pela realização dos megaeventos no país. Os clubes nacionais hoje faturam significativamente mais do que seus similares pela América Latina. Com uma mudança de cultura, esse mercado poderia ser muito maior do que hoje é. 


Notícia Palmeiras Marketing Esportivo Patrocínio Brasil

Número do dia

R$ 151 mi

Faturou o Palmeiras nos quatro primeiros meses deste ano; valor é R$ 39,5 milhões maior em relação a 2016.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Dono do Manchester City negocia compra time na Espanha
2Flamengo atinge metas e tenta rentabilizar redes
3Com naming right, G League tem aumento de 4 times na próxima temporada
4Globo tem melhor início de Brasileiro em mais de uma década
5Donos põem Fiorentina à venda
6Schalke 04 deixa Adidas e assina com Umbro
7Copa das Confederações perde audiência no fim de semana
8Allianz Parque terá descida de rapel da cobertura ao gramado
9Análise: Rede deve gerar mais entrega do que receita aos clubes
10Coritiba veta estádio, e Atlético sofre com evento