É um fenômeno do esporte: somente nesse segmento tão peculiar, o Comitê Olímpico do Brasil consegue ser exemplo, um bom exemplo, para alguma coisa. Nas últimas semanas, conseguiu: tem feito o que muitos gostariam de ver acontecer na Confederação Brasileira de Futebol.

A resposta do COB à prisão de Carlos Arthur Nuzman foi rápida. Pode não ter sido perfeita e pode também ter sido apenas uma reação às duras medidas impostas pelo Comitê Olímpico Internacional, mas as mudanças de fato aconteceram. Será o maior legado deixado pelo antigo presidente.

É a primeira vez em muitos anos que o comitê dá claras demonstrações de querer se modernizar. E mesmo a polêmica com os votos dos atletas tem um mérito no momento: coloca em discussão algo que pouco se falava havia poucos anos.

Curiosamente, todo esse movimento acontece em paralelo a novas denúncias no ‘Fifagate’. E, mais uma vez, o nome de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, é colocado em evidência. A situação do cartola, que se recusa a sair do país, é um absoluto constrangimento para todo o esporte.

No futebol, a renúncia de Ricardo Teixeira apenas abriu espaço para novas personagens desinteressadas. Marín já está preso. Del Nero, mesmo acuado, nem cogita renúncia. Segundo a “Folha de S.Paulo”, o dirigente já articula a chapa para se reeleger, provavelmente como candidato único. Isso, claro, se sobreviver às mais recentes acusações divulgadas.

O COB, assim como a CBF, precisará de anos para melhorar sua reputação junto ao público e ao mercado. Mas esse primeiro salto é fundamental para mudança ter algum efeito.


Notícia COB CBF Gestão

Número do dia

900 milhões

de euros deve faturar o Barcelona neste ano, um incremento de 40% em relação à temporada passada; meta é de chegar a 1 bilhão em 2021.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Patrocínio da Petrobras é destaque em lançamento de novo carro da McLaren
2Centauro patrocina amistoso do Barcelona em Pernambuco
3Band abre mão de Copa, que só terá Globo na TV aberta
4Osasuna fecha com Hummel e é mais um a substituir Adidas
5Sem Rio Open, Asics recorre a emboscada no evento
6Santos faz ação inteligente e usa Dodô errado para anunciar Dodô certo
7Copa do Nordeste é primeiro torneio do continente a ter produtos licenciados
8Alfa Romeo Sauber acerta patrocínio da Claro na F1
9Empresa de bebidas energéticas pode comprar Force India, da F1
10LaLiga inova e anuncia patrocínio à equipe Renault na F1