O mercado do futebol se revelou uma tragédia neste século XXI, justamente quando os processos se tornaram ainda mais profissionais, no Brasil e no mundo. Todo ano, milhões são perdidos no esporte, que se fortaleceu como aparelho político.

A China é hoje o grande exemplo de futebol insustentável. Para o agrado de Xi Jinping, Primeiro Secretário do Partida Comunista do país, grandes corporações abraçaram equipes e passaram a investir milhões em um mercado até há pouco inexistente na região.

Mesmo com uma média de público alta para a Ásia, de 24 mil, e um contrato de televisão que rende mais de 1 bilhão de euros, os clubes amargam vistosos prejuízos durante a temporada. E, pelo volume do investimento, nem poderia ser diferente.

O país asiático apenas segue um modelo adotado por diversos mercados. O mais notório é o inglês, da festejada Premier League. Os times do país são os mais endividados do mundo, mas sobrevivem na mão grande de magnatas.

O maior exemplo é o Chelsea, que acumula 1 bilhão de libras em dívida. O time tem a maior folha salarial da Inglaterra, mas apenas o quarto faturamento. Na última temporada, ficou com prejuízo de 34 milhões de libras. Abrigado no Reino Unido, Abramovich deve entender como um preço razoável.

O lado bom é que, olhando para o lado, o futebol brasileiro até parece sério. 


Notícia Futebol Internacional

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por


Banner

Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Casa Palmeiras terá presença e ídolo e transmissão de jogo da Libertadores
2Por entrega a parceiros, Globo reforça Cartola
3Adidas perde para marca dinamarquesa a bola da Bundesliga
4Adidas faz campanha online por uniforme do Flamengo
5Combate muda conteúdo para sair de nicho e crescer
6Atlético-PR e Coritiba decidem Paranaense pelas redes sociais
7Internacional põe sócios-torcedores para entregar camisa a reforço
8Análise: Marketing precisa coibir o marqueteiro
9Globo obtém recorde de audiência com classificação do Corinthians no Paulistão
10Peugeot apresenta carro com a marca de Roland Garros