O maior desafio de comunicação das empresas nos dias de hoje é saber como alcançar o consumidor pelos meios digitais. O fim da opção segura do uso de anúncio na mídia e bom trabalho de RP tem feito muita marca se desesperar na hora de usar o digital.

Nesse caminho, a moda agora é levar a verba, e a comunicação, para os tais influenciadores. Pessoas que têm legiões de seguidores e que dão as cartas nas redes estão conseguindo uma evidência maior do que o normal.

Para uma gigante como a Adidas, que tem diversas propriedades patrocinadas, em constante aparição na TV e com milhões de seguidores, é meio óbvio que a comunicação tem de ser cada vez mais digital para ter impacto direto nas vendas da empresa. Um post de Messi ou do Real Madrid gera um engajamento muito maior do que qualquer campanha na TV.

Fica fácil, para as marcas esportivas, usarem o digital na comunicação e relegarem a TV a um segundo plano. A marca já está lá, semanalmente, via transmissão esportiva 24h por dia.

Como fazer, porém, para ser autêntico nessa comunicação? Esse é o pulo do gato que precisa ser feito pelas marcas, e a resposta passa, necessariamente, por oferecer bom conteúdo via influenciadores, para que a mensagem seja de fato relevante, não mais apenas um post pago entre zilhões deles.

O futuro da comunicação não vai se restringir ao uso de verba em influenciadores e nada mais. Por que, certamente, o influenciador tem prazo de validade, assim como o programa de TV ou o jornal tem mais ou menos relevância durante um período.

O digital, hoje, é mais eficiente que os meios tradicionais de comunicação porque oferece melhores meios de mensurar o resultado de uma ação. Isso não significa, porém, esquecer os pontos de contato em outras mídias.


Notícia Adidas TV Digital Publicidade

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Conar suspende campanha de sócios do Flamengo
2Em parceria com Guarulhos, Corinthians anuncia time masculino de vôlei
3Com Djokovic, Lacoste volta a ter presença no tênis
4Athletic Bilbao troca Nike por New Balance
5Dono do Olympiacos compra Nottingham Forest
6Análise: Qual o limite para o marketing no esporte?
7COB acerta contrato com fornecedora de equipamentos de treino
8Clubes apostam em planos populares para atrair sócios
9Inter estreia em casa com campanhas do clube e da Nike
10Superliga Chinesa renova contrato de title sponsor